Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/moura/public_html/agenda.inc.php on line 7
Moura Digital

Póvoa de S. Miguel

Póvoa de S. Miguel, situada junto da margem esquerda da ribeira de Zebro, dista da sede do concelho cerca de 16 quilómetros.

À semelhança do resto do concelho, a Póvoa de S. Miguel teve uma ocupação humana muito recuada, a qual podemos localizar no período Mesolítico.

Na Herdade das Antas, foi-nos dada a apreciar, pelo prof. Abel Viana, uma verdadeira moradia mesolítica característica da zona Baixo-Alentejana. Teria servido de refúgio e abrigo, apenas de um homem, militar, reformado, soldado combatente na guerra de 1914. Semelhante a uma outra, encontrada no sítio da “Barca” de Brinches, concretamente, na Varginha, dela divergia por “não estar repartida em aposentos determinados por tapumes feitos de delgadas varas, rama, junco e tábua, devidamente entretecido, que isolavam muito principalmente o compartimento onde os moradores dormiam”.

Na freguesia existe uma nascente de água sulfidricada e cloretada, denominada Fonte Santana, concretamente na Herdade de Ourives, da qual foi concessionária D. Maria das Dores Vasques Pulido Garcia, datando o seu alvará de 3 de Novembro de 1893.

Como indicadores culturais e recreativos, merecem referência a Sociedade Recreativa Povoense e o Grupo Desportivo Povoense, a Associação de Caça e o Grupo Coral de Póvoa de S. Miguel.

Estrela

A igreja de Nossa Senhora da Estrela, que se integra hoje na actual freguesia, deveria ter servido de igreja paroquial à primitiva freguesia de Estrela, na qual, é de crer, Póvoa de S. Miguel tenha aparecido como simples lugar.


População: 1300

Actividades económicas: Agricultura, pecuária, indústria de lacticínios, panificação, serralharia civil, construção civil, carpintaria, indústira de enchidos e pequeno comércio

Festas e Romarias:

S. Miguel (28/30 de Setembro), festa dos Santos Populares e S. João (24 de Junho)

Património:

Igreja matriz, Igreja de Nossa Senhora da Estrela, anta e moinhos de água

Outros Locais:

Reserva de caça associativa e turística, pesca desportiva no rio Guadiana, Ardila e Alcarrache e campo de tiro aos pratos

Gastronomia:

Ensopado de borrego, gaspacho, migas, açorda, caldeirada de peixe do rio, caldo de cação, beldroegas, bolo--podre, bolo de mel, bolo Felismina, bolo gila, torta de torresmo

Artesanato:

Cadeiras de buinho, cestos em verga, ferraria, sapataria manual, rendas e bordados

Colectividades:

Sociedade Recreativa Povoense, Grupo Desp. Povoense, Assoc. de Caça e Grupo Coral da Póvoa de S. Miguel

Orago: S. Miguel

Feiras: Mercado mensal (2.º domingo de cada mês)



© Rui Bebiano/PGC 1996/2006
Última alteração: 10-jul-06

Agenda

<< Junho 2013 >>
 1 
 2  3  4  5  6  7  8 
 9  10  11  12  13  14  15 
 16  17  18  19  20  21  22 
 23  24  25  26  27  28  29 
 30 

Facebook Fans

Revisão PDM

Tempo