Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/moura/public_html/agenda.inc.php on line 7
Moura Digital

Santo Aleixo da Restauração

Santo Aleixo da Restauração encontra-se a cerca de vinte quilómetros da sede do concelho. É uma freguesia histórica de Moura. Tem um nome, Restauração, que está relacionado com a extraordinária epopeia que esta freguesia viveu, e os seus habitantes, em 1642, durante as guerras que opuseram portugueses e castelhanos.

Do património edificado da freguesia, destaca-se claramente a igreja paroquial. Um templo que “é o lugar certo para conhecer a sua história”, de acordo com Ana Barbosa e Leonor Briz em “Viagens na Nossa Terra”. Foi aí que se refugiaram os habitantes da terra quando as tropas inimigas arrasaram as muralhas defensivas.

Referem aquelas autoras sobre a freguesia: “Do adro, desfruta-se uma vista soberba sobre o campo e o casario, pródigo em chaminés e inventivo nos cata-ventos. Se gosta de música, saiba que está em terras de melómanos de todas as idades e que não faltará quem conte como se aprendia a arte quando era vivo mestre José Lopes, tocador de bandolim.”

Santo Aleixo - Vista Parcial

População: 1100

Actividades económicas: Agricultura e pecuária

Festas e Romarias: Nossa Senhora das Necessidades (último domingo de Agosto) e Santo António (1.º fim-de-semana de Maio)

Património: Igreja matriz e Fonte da Arcada

Outros Locais: Os mencionados em Património cultural e edificado e Praça da Restauração

Gastronomia: Açorda e migas

Colectividades: Grupo Musical “Os Restauradores”

Orago: Nossa Senhora das Necessidades

Feiras: Semanal (às quintas-feiras)



&copy Rui Bebiano/PGC 1996/2006
Última alteração: 10-jul-06

Agenda

<< Junho 2013 >>
 1 
 2  3  4  5  6  7  8 
 9  10  11  12  13  14  15 
 16  17  18  19  20  21  22 
 23  24  25  26  27  28  29 
 30 

Facebook Fans

Revisão PDM

Tempo